CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Vick Francisco propõe aquisição de mamógrafo

O vereador Luiz Carlos Vick Francisco (PTB) solicitou à dupla do Executivo Becão e Vianna a aquisição de um mamógrafo para ser instalado na Santa Casa e prevenir o câncer de mama nas mulheres de Descalvado.

O vereador lembrou que há muito tempo vem pedindo esse benefício às mulheres da cidade e, recentemente, conseguiu incluir Descalvado no Programa Estadual Mulheres de Peito, estando agendada a vinda da carreta de mamografia para Descalvado.

Agora, com a verba de quase R$ 4 milhões que a Prefeitura receberá do Governo Federal, Vick Francisco entende que poderia ser destinada uma parcela para a compra do mamógrafo.

“Há muito tempo que as mulheres de Descalvado têm que se deslocar para outras cidades para realizar um simples exame de mamografia. O câncer de mama é coisa séria e tem que ser diagnosticado precocemente para evitar a morte da mulher”, alerta.

“Por isso, com a verba federal que virá para a nossa cidade, a dupla Becão e Vianna poderá comprar esse aparelho, deixando um benefício permanente às mulheres da nossa cidade”, afirmou o parlamentar durante a sessão ordinária de 15 de junho.

Adicional aos Servidores que Estão na Linha de Frente

Vick Francisco voltou a solicitar o pagamento de adicional salarial, enquanto vigorar o decreto municipal de estado de calamidade, aos servidores municipais que estão trabalhando na linha frente, como os da área da saúde, da coleta de lixo e entulho, da limpeza pública, da vigilância sanitária e do controle de vetores, o pessoal das obras e da manutenção da rede de água e esgoto, dentre outros.

“Há servidores que estão trabalhando em casa, mas, há muitos outros que têm que trabalhar diariamente nas ruas, ficando mais expostos ao risco da covid-19. O dinheiro federal que Descalvado receberá é justamente para enfrentar essa pandemia, então, eu volto a sugerir que parte dessa verba seja revertida em um adicional a esses servidores e também aos funcionários da Santa Casa que estiverem na linha de frente, pelo menos enquanto durar o decreto de calamidade pública editado pelo Becão”, insistiu Vick Francisco.

Plantão 24 Horas no São Francisco

Outra reivindicação, agora dirigida por meio de ofício ao São Francisco Saúde, visa instalar o Plantão 24 horas em Descalvado, a exemplo do que ocorre em Porto Ferreira.

“Estou pedindo ao plano São Francisco instalar um Plantão 24 horas em Descalvado, pois, à noite e finais de semana, os seus clientes, mesmo pagando mensalmente, são atendidos no Pronto Socorro Municipal, junto com os usuários do SUS, sobrecarregando o atendimento”, afirma.

“Esse problema poderia ter sido resolvido quando a dupla Becão e Vianna contratou o plano São Francisco para seus servidores, que são muitos, e poderia muito bem ter exigido da empresa São Francisco um plantão 24 horas na cidade”, concluiu Vick Francisco.