Vaguinho sugere implantação de nova represa para captação de água

Vereador Vagner Basto

O vereador Vagner Basto (Republicanos) defende que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) avalie a possibilidade de iniciar estudos visando a implantação de uma nova represa para abastecimento de água em Descalvado.

Vaguinho lembra que a cidade conta com duas represas, a Calmon e a Rosário, destinadas ao abastecimento de água para a população. “Entretanto, o Município vem apresentando considerável expansão urbana, o que acarreta um aumento significativo no consumo de água”, alerta.

“Nesse ritmo, a probabilidade de surgir problemas quanto à distribuição de água à comunidade é grande, principalmente nos períodos de estiagem, o que poderá fazer com que a cidade entre em estado de emergência”.

Prevenção a Queimadas

Vaguinho pede que a SEMARH a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento adotem medidas visando a prevenção contra incêndios nas grandes áreas de preservação ambiental, com a realização de aceiros, método eficiente e de baixo custo.

O vereador explica que aceiros são faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se, assim, queimadas ou incêndios.

“As queimadas empobrecem o solo, afetam negativamente a biodiversidade e a dinâmica dos ecossistemas, aumentam o processo de erosão, poluem, destroem redes de eletricidade, cercas, causam acidentes nas estradas, provocam e agravam problemas respiratórios”, salienta.

“Os proprietários rurais podem auxiliar na realização e posterior manutenção dos aceiros, uma vez que a medida beneficia a todos”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *