Vaguinho reivindica equipamentos de proteção para servidores da limpeza

Vereador Vagner Basto

Como forma de oferecer mais segurança, o vereador Vagner Basto (PRB) reivindica à Secretaria de Administração que providencie a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os servidores da limpeza municipal.

“Os servidores necessitam proteção, pois ficam expostos a riscos e em contato direto com materiais contaminantes, além de materiais cortantes e diversos outros tipos de lixo que em contato direto com os trabalhadores, podem prejudicar sua saúde e integridade física”, alega.

Vaguinho sugere a disponibilização de luvas de proteção, botinas de segurança, máscaras de proteção, protetor auricular e uniforme para a identificação do trabalhador.

Professores

O parlamentar sugere à Secretaria de Educação e Cultura realize estudos buscando melhores condições de trabalho para os professores da rede municipal. “O professor é uma das profissões mais antigas e mais importantes, em vista do seu papel na formação do cidadão”, justifica.

“Os profissionais da educação estão cada vez mais desvalorizados e desmotivados com os baixos salários, além de sérios problemas como más condições de trabalho, e violência nas escolas, entre outros”.

Vaguinho considera serem necessárias ações que busquem a qualificação e valorização desses profissionais como forma de valorização à categoria e que “seu bom desempenho reflita na educação ofertada as nossas crianças e jovens”.

Tabagismo

O vereador propõe que a Secretaria de Saúde realize palestras de conscientização e combate ao tabagismo, considerado como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.

“Há uma variedade de produtos derivados de tabaco que podem ser fumados ou inalados, aspirados, mascados, absorvidos pela mucosa oral. Todos contêm nicotina, causam dependência e aumentam o risco de contrair doenças crônicas não transmissíveis”, alerta.

“O tabaco causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cérebro vasculares e ataques cardíacos mortais. Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas patologias buco-dentais”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *