Vaguinho reivindica campanha para aumentar segurança de ciclistas

Vereador Vagner Basto

O vereador Vagner Basto (PRB) reivindica que a Comissão Municipal de Trânsito (COMUTRAN) promova campanha de conscientização sobre os riscos do trânsito de bicicletas na contramão.

A medida, de acordo com ele, visa beneficiar a segurança de ciclistas, condutores e passageiros de veículos que circulam pelas vias de Descalvado, sobretudo as de maior movimento.

Vaguinho destaca que de acordo com o Artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é proibida a circulação de bicicletas na contramão.

O CTB determina que “os ciclistas devem trafegar nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores”.

O parlamentar observa que apesar de obrigatório, muitos ciclistas não respeitam essa norma por acharem que é mais seguro trafegar na contramão.

“Estudos apontam que, apesar de enxergarem melhor os veículos, é mais difícil frear para evitar uma colisão frontal do que diminuir a velocidade para evitar um atropelamento. Além disso, na contramão, o ciclista acaba surpreendendo os condutores dos demais veículos”, diz.

Rua São Carlos

Vaguinho solicita calçamento do passeio público na Rua São Carlos, que interliga os bairros São Sebastião e Parque Morada do Sol, para diminuir os riscos de acidentes para os pedestres transitam pela via.

“A Rua São Carlos possui elevado fluxo de pessoas transitando diariamente. O passeio público de ambos os lados da via não possui calçamento, obrigando os pedestres a transitarem na rua”, frisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *