CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Vaguinho pede mutirão de empregos em Descalvado

O vereador Vagner Basto (Republicanos) pede à Prefeitura a realização de um mutirão de empregos no Município para ampliar as possibilidades de inserção e recolocação dos cidadãos no mercado de trabalho.

Segundo ele, tem se tornado cada vez mais comum o Poder Público firmar parcerias com empresas para a realização de mutirões de empregabilidade. “Previamente são contatadas e envolvidas empresas que possuem vagas em aberto. Então, é realizado um evento no qual os candidatos devem comparecer com o currículo para entrevista e seleção”, explica. 

“A ação tem ainda o caráter de orientação e, muitas vezes, os participantes podem tirar dúvidas sobre recolocação no mercado de trabalho e orientações sobre elaboração do currículo, por exemplo”.

Vaguinho entende que “estas ações de empregabilidade podem estar voltadas de modo segmentado tanto para jovens-aprendizes, em início de carreira, quanto para trabalhadores mais maduros, auxiliando-os em novas oportunidades”.

Limpeza e Conservação

O parlamentar solicita às Secretarias de Administração e de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos que contratem mão de obra para a limpeza e conservação das áreas verdes e praças do Município.

Em Descalvado, aponta, “existem inúmeras áreas verdes, espalhadas por todo o perímetro urbano, as quais contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental; também que são inúmeras as praças públicas espalhadas pela região central e bairros, além do Parque Ecológico Sebastião Fiochi”.

Vaguinho observa que “todavia, um ponto em comum entre a maioria delas é a falta de manutenção; boa parte destes espaços está tomado pelo mato alto e pela sujeira, de modo que a população fica impedida de frequentá-los e aproveitá-los”.

Para ele, nas áreas verdes localizadas em pontos mais periféricos, há ainda um agravante, o depósito regular de lixo e entulhos. “Quando estes espaços são bem cuidados, atraem a população, visto o sucesso da Praça Rosa Romantini, onde diariamente são vistas famílias inteiras usufruindo do logradouro”, diz.

Informações

Vaguinho solicita à Secretaria de Finanças que envie à Câmara Municipal documentos relativos à conciliação bancária da conta onde estavam depositados R$ 65.487,51 referente ao período de 1º e 30 de abril, bem como a contabilidade referente ao mês de abril.

Ele observa que tramita no Legislativo o projeto de Lei nº 44/23 dispondo sobre a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 65.487,51 que visa abranger a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O recurso chegou em 31 de janeiro de 2022 e deveria ter sido utilizado especificamente para a implantação de programa denominado Cozinhalimento, visto que a verba foi direcionada de forma exclusiva para tal finalidade”, afirma. 

“Documentos anexos ao projeto dão conta de que o Cozinhalimento não foi implementado e que o prazo para a devolução do referido recurso teria transcorrido em 25 de janeiro de 2023. Ainda, informações contidas no projeto de lei dão conta de que referido valor estaria em conta da Prefeitura de Descalvado”, completa.