CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Vaguinho pede campanha de vacinação na zona rural

O vereador Vagner Basto (Republicanos) pede à Prefeitura que providencie uma equipe para realizar campanha de vacinação entre os moradores da zona rural e assentamentos.

Vaguinho cita dados do Ministério da Saúde apontando que a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. “Em Descalvado, existe um déficit de vacinação em cidadãos que residem na zona rural e, devido à dificuldade de locomoção, acabam não colocando as vacinas em dia”, observa.

“Aliadas na prevenção de adoecimentos e mortes, as vacinas têm a missão de proteger o corpo humano: elas ‘ensinam’ o sistema imunológico a combater vírus e bactérias que desafiam a saúde pública”.

Conscientização

Vaguinho solicita às Secretarias de Educação e Cultura e de Saúde que promovam ações de conscientização quanto aos males causados pelo uso de cigarros, cigarrilhas e derivados nas escolas da rede municipal.

Segundo ele, o tabagismo é tido como a principal causa de mortes evitáveis em todo mundo. “Uma estratégia para controlar o tabagismo e os problemas decorrentes dele deve basear-se na prevenção primária dirigida aos jovens, procurando evitar a iniciação e o vício”, afirma.

Para ele, o principal objetivo da intervenção na escola “é promover, por meio de uma política pedagógica, projeto de uma escola sem tabaco e conseguir levar essa proposta adiante para que se estenda para todo o convívio do aluno”.

Câmeras

Vaguinho defende a instalação de câmeras de segurança na entrada de todas as Unidades Básicas de Saúde como medida de controle do fluxo de pacientes e funcionários.