CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Vaguinho incentiva promoção de cursos profissionalizantes

Vereador sugere parceria entre a Prefeitura Municipal e empresas locais dispostas a colaborar 

A indicação n° 241 do vereador Vagner Basto, de 03 de maio de 2021, sugere ao Poder Executivo formalizar parcerias com empresas locais dispostas a oferecer à população, cursos profissionalizantes e preparatórios para concursos.

O objetivo é capacitar e abrir portas do mercado de trabalho aos menos favorecidos. Vagner adiantou que esteve em contato com algumas empresas que mostraram disponibilidade em ceder materiais ou subsidiar professores, caso o Poder Executivo se disponibilize a ceder o espaço físico para as aulas.

Com relação aos cursinhos preparatórios para concursos, o vereador salientou que há vários editais em andamento, entretanto, a concorrência costuma ser grande e é preciso preparo para efetivamente conquistar uma vaga de emprego, por isso muitas pessoas desistem de concorrer a essas vagas.

“A parceria público-privada para formar novos profissionais, principalmente nos setores que carecem de mão-de-obra é muito positiva. Aqui na cidade, jovens têm dificuldade de acesso ao ensino profissionalizante que é um caminho certo que conta em entrevistas de emprego”, finalizou o vereador.

Construção de prédio para o CAPS

Em uma das suas indicações da semana, Vagner Basto pede ao Prefeito Becão Reschini a construção de um novo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial para ampliar os serviços oferecidos pela unidade existente.  

O CAPS atende diariamente diversos pacientes com doenças psiquiátricas, além de usuários de drogas e álcool. Entretanto, a pandemia agravou ou desencadeou quadros depressivos em diversos indivíduos e aumentou a demanda do Centro. 

Outra justificativa do vereador sobre a sua indicação é que o atual prédio onde o CAPS está instalado é alugado. E uma nova unidade, adaptada às necessidades dos profissionais em atender e dos pacientes promoverá maiores resultados.