CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Vaguinho quer mais competições esportivas em Descalvado

O vereador Vagner Basto (Republicanos) solicita à Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (SELT) que estude a possibilidade de realizar diversas competições esportivas em Descalvado ao longo de 2023 em parceria entidades federadas de cada modalidade.

Vaguinho cita que “corridas de rua, corridas de mountain bike, beach tênis e outras tantas modalidades esportivas podem e devem ser incentivadas; pois, nossa cidade conta com adeptos destas e de outras modalidades esportivas que poderíamos trazer competições”.

Para ele, “prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças e contribui para o bem-estar físico e psíquico”.

O parlamentar observa que entre 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19, muitas atividades tiveram de ser paralisadas para evitar a propagação do vírus. “Assim, o Ginásio de Esportes ficou fechado por cerca de um ano e meio”, diz.

“A prática de esportes coletivos teve de ser deixada de lado, mas gradualmente, com o avanço da vacinação muitas delas estão sendo retomadas e precisamos estimular, tomando todos os cuidados, que as pessoas voltem a frequentar nossas praças esportivas”.

Parque Milênio

Vaguinho sugere à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos a realização de estudos sobre a viabilidade da construção de uma alça de acesso ou rotatória ao Parque Milênio.

De acordo com ele, a Zona Leste do Município vem crescendo muito nos últimos anos. “Paralelamente, o fluxo de veículos naqueles bairros também cresceu; o acesso ao Parque Milênio é um dos exemplos de localidades onde o trânsito se complicou e onde o risco de acidentes é notório”, alerta.

Projetos

Vaguinho indica à Secretaria de Administração a contratação de empresa especializada na elaboração de projetos para investimentos urbanos, tanto de recursos provenientes dos governos federal e estadual como de parcerias público-privadas.

Para ele, “a dificuldade de se elaborar um projeto eficiente começa pela necessidade de conhecimento de questões técnicas, razão pela qual a contratação de empresas de projetos de infraestrutura urbana pode ser um caminho a ser seguido, já que representam uma grande melhoria na qualidade de vida da população”.

O parlamentar entende que a infraestrutura das cidades, de uma forma geral, requer bons projetos de engenharia; e, para atrair investimentos públicos ou privados é necessária eficiência de execução em obras e empreendimentos bem elaborados.