CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Vaguinho defende implantação de centro de imagem na Santa Casa

O vereador Vagner Basto (Republicanos) defende parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia visando a implantação de um centro de diagnóstico de imagem no hospital.

“Muitos descalvadenses aguardam por meses a realização de exames como mamografia, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética, dentre outros. Quando chega a data do exame, precisam se deslocar a outras cidades para a realização dos exames”, afirma.

Vaguinho aponta que “para não perder o dia de trabalho ou devido à dificuldade do deslocamento, alguns pacientes acabam até mesmo desistindo do procedimento, agravando seu quadro clínico”.

Para ele, “Descalvado possui a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia onde a realização de tais exames seria de grande utilidade para a população e, também, para aumentar a rentabilidade do hospital, que oferecerá os serviços aos convênios particulares e aos municípios vizinhos”.

Mutirão de Limpeza

Vaguinho sugere mutirão de limpeza e coleta de lixo e inservíveis em vias públicas e terrenos de todos os bairros da cidade, além de uma campanha de conscientização quanto ao descarte irregular.

“Mesmo com a Prefeitura fazendo a coleta regular desses materiais, alguns munícipes acabam não colaborando, e depositando lixo e materiais inservíveis em terrenos e ruas da cidade”, salienta.

“Além de causar aspecto de abandono e mau cheiro, também acarretam na proliferação de animais peçonhentos que invadem casas e transmitem doenças, sem contar que podem acumular água e contribuir para a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”.

Vidro é Vida

Vaguinho sugere à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos que faça ampla divulgação do programa Vidro é Vida “em virtude da relevância do projeto, ainda com pouca adesão por parte da nossa população”.

O parlamentar explica que o projeto Vidro é Vida é uma parceria entre o Grupo Owens-Illinois (Mineração Descalvado) e a Prefeitura para coleta seletiva de vidros. “O vidro coletado é trocado por cestas básicas destinadas à população carente”, completa.