CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Vaguinho defende estagiário para SEMARH

Vereador Vagner Basto

O vereador Vagner Basto (PRB) defende que o Executivo disponibilize um estagiário para auxiliar os trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) que são destinados ao Programa Verde Azul.

Vaguinho lembra o Município já está inscrito no Programa, “porém com uma pontuação baixa e o quesito desempenho é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição, o FECOP”.

“Um estagiário poderia auxiliar a SEMARH nos trabalhos que o Município precisa apresentar com o objetivo de melhorar o ranking da cidade, e assim, receber recursos para a execução dos programas que priorizam e previnem o meio ambiente”, afirma.

O Programa estimula e auxilia as Prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, propondo ações com temas como Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Preservação

Vaguinho reivindica à Secretaria de Educação e Cultura que seja elaborado projeto para ser incluso na grade curricular das escolas municipais de ações para divulgar e preservar a natureza e o meio ambiente.

O foco, explica, “seria incentivar a adoção de iniciativas que promovam a redução do consumo de energia, separação dos resíduos sólidos e implantação de horta vertical, além de métodos de consumo consciente de água e preservação do meio ambiente”.

Para ele, “é necessário desenvolver a consciência ecológica instigando os jovens quanto ao assunto, não apenas como uma simples questão de informação, pois trata-se de uma questão de cidadania, de formação de valores e de inclusão social”.

Santa Casa

Vaguinho sugere que Prefeitura e Santa Casa firmem parceria para elaboração de mecanismos para a promoção de ações conjuntas visando promover melhorias no serviço prestado à população descalvadense.

“O objetivo é promover respeito e dignidade aos usuários da saúde pública do Município, que sofrem com os longos períodos de espera por atendimento na rede pública”, afirma. “Com a pareceria poderiam haver mais sugestões de melhora, principalmente a vinda de quem que trabalha o dia todo com o público”.