CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Vaguinho defende contratação de professores para reforço na volta às aulas

O vereador Vagner Basto (Republicanos) defende que, por meio de processo seletivo, a Secretaria de Educação e Cultura faça contratação emergencial de professores para intensificar o ensino na Rede Municipal como forma de reduzir os impactos e perdas dos alunos diante das dificuldades enfrentadas com as aulas à distância.

De acordo com ele, “grande parte dos alunos não possui acesso à internet e equipamentos eletrônicos para a realização das aulas e atividades e, pelos mais variados motivos, não cumpriram com as atividades propostas pelas escolas, abandonando os estudos”.

Para Vaguinho, “o avanço da vacinação permite que as escolas comecem a receber os alunos de forma presencial novamente; porém, a perda que estes 18 meses acarretaram na vida escolar será um grande desafio para os próximos anos”.

O parlamentar considera que “por meio de uma espécie de recuperação, a contratação de novos professores será uma chance para que os estudantes com dificuldades possam recuperar aprendizados, o que vai contribuir para melhorar o acompanhamento das aulas no decorrer do ano letivo”.

Novo Prédio

Vaguinho sugere a construção de um novo prédio, ao lado da Unidade de Saúde da Família “José Ignácio Alonso”, no Alto da Boa Vista, para abrigar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Núcleo de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (NAICA).

Ele observa que o NAICA e CAPS oferecem importantes serviços à população mais carente no Município. “Grande parte dos assistidos são moradores do Bosque do Tamanduá, um bairro muito populoso e de maior vulnerabilidade social”, justifica.

“Devido à distância e à dificuldade de locomoção e transporte, alguns acabam interrompendo os projetos oferecidos pelo NAICA e os tratamentos e consultas do CAPS. A Municipalidade possui uma área ao lado da USF, onde seria de grande valia a instalação de prédios públicos voltados ao atendimento da população daquela região”.

Plano Diretor da Santa Casa

Vaguinho solicita que a Santa Casa apresente à Câmara Municipal cópia do Plano Diretor do Hospital.

O vereador lembra que “visando a ampliação do prédio e dos serviços oferecidos, bem como o melhoramento dos processos de trabalho, a Provedoria sabiamente realizou a contratação de uma empresa especializada para a elaboração de um Plano Diretor”.