CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Vaguinho defende atendimento a mulheres e crianças aos sábados nas USFs

O vereador Vagner Basto (Republicanos) defende que a Secretaria Municipal de Saúde promova mensalmente atendimento médico, aos sábados, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), voltados à saúde infantil e da mulher.

A ideia, conforme explica, é oferecer oportunidade às mães que trabalham durante a semana de cuidar da própria saúde e dos filhos. “A realidade de grande parte das mulheres e mães é uma rotina intensa de trabalho fora de casa durante a semana, enquanto as crianças frequentam a escola”, diz.

“Por isso, as consultas e exames periódicos acabam deixados de lado, já que as Unidades de Saúde da Família dos bairros possuem atendimento médico somente de segunda a sexta-feira durante o dia”.

CRAS do Tamanduá

Vaguinho quer que a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social explique as razões pelas quais a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Bosque do Tamanduá ainda não foi ativada. 

A unidade, localizada na Rua Antônio Botaro, está pronta já há algum tempo e conta com recepção, sala de atendimento coletivo, sala de atendimento individual, escritório, almoxarifado, copa e sanitários. “Tem a estrutura pronta para receber os cidadãos”, frisa. 

Limpeza

Vaguinho solicita limpeza e capinação do mato em todas as entradas da cidade, bem como aceiros próximos às áreas verdes para evitar os incêndios que são comuns nesta época do ano.

“Descalvado conta com três entradas principais próximas às áreas de preservação ambiental, cujos os acostamentos estão tomados pelo mato alto; o período de estiagem está apenas começando e há aumento dos casos de incêndios, que comprometem o meio ambiente, a segurança e a saúde da população”, completa.