Ricci propõe realização de teste para detecção de daltonismo

Vereador Sebastião José Ricci

O vereador Sebastião José Ricci (PP), presidente da Câmara Municipal, propõe, por meio de anteprojeto de lei enviado ao Executivo, a realização do teste de cores “Ishihara”, visando ao diagnóstico do daltonismo nas crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

A proposta é que a Administração assegure às crianças matriculadas na rede municipal, por meio do SUS, a realização anual do teste de cores, que deverá ser realizado nas dependências das escolas municipais com acompanhamento da rede pública de saúde.

O texto determina que os casos em que for diagnosticado o daltonismo serão encaminhados aos órgãos ou instituições competentes para o tratamento adequado.

Graus

Ricci explica que existem diferentes graus de daltonismo, sendo que alguns são específicos quanto à percepção de cores e tons. “É possível que uma grande parte da população tenha daltonismo seletivo que pode ser diagnosticado apenas através do teste”, observa.

O presidente da Câmara conta que a principal finalidade do Teste para Cores “Ishihara” consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades; seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuírem visão normal.

De acordo com Ricci, estudos mostram que 75% dos daltônicos têm dificuldade para enxergar a cor verde, 24% a cor vermelha, e 1% a cor azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *