Ricci pede criação de Banco Municipal de Próteses Mamárias

O vereador Sebastião José Ricci (PP) encaminhou ao Chefe do Poder Executivo, Henrique Fernando do Nascimento, Anteprojeto de Lei para criar o Banco Municipal de Próteses Mamárias em Descalvado.

A matéria tem um propósito: amenizar o sofrimento das pacientes submetidas à mastectomia. Para isso o município disponibilizaria próteses de silicone para pacientes que necessitem de cirurgia de reconstituição da mama pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

As Leis Federais nº 9.797/99 e nº 10.223/01, já garantem às mulheres a realização gratuita do procedimento para retirada do tumor e a cirurgia plástica reparadora da mama, entretanto, a disponibilidade de próteses ainda é uma realidade latente.

O anteprojeto, pode aumentar a quantidade de cirurgias, se tiver um banco de próteses com essa finalidade. Hoje em dia as próteses mamárias custam em média R$ 900,00 e conforme elaboração do anteprojeto, elas seriam adquiridas pelo banco municipal por meio de doações de empresas, entidades e pessoas físicas e jurídicas.

O anteprojeto foi enviado pela Câmara ao Prefeito na terça-feira, 05 de abril para a análise do Prefeito Municipal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *