Ricci espera por aprovação de projeto que agiliza exames de neoplasia maligna

Vereador Sebastião José Ricci

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião José Ricci (PP) encaminhou ao Congresso Nacional Moção de Apoio à aprovação de Projeto de Lei estabelecendo que os exames relacionados ao diagnóstico de neoplasia maligna sejam realizados no prazo de 30 dias. O projeto está em tramitação no Senado.

“O que se pretende é garantir à população um acesso mais célere aos exames porque, um diagnóstico tardio pode diminuir a possibilidade de cura e até levar ao óbito. Além do mais, trata-se de matéria em sintonia com o artigo 196 da Constituição Federal que dispõe que a saúde é direito de todos e dever do Estado”, argumenta.

O que é

Neoplasia maligna é o crescimento do número de células de um tumor, o que caracteriza o câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), nem todo tumor é câncer. A palavra tumor corresponde ao aumento de volume numa parte qualquer do corpo.

Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia, que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *