Ricci defende teste de avaliação ortopédica na rede municipal de Educação

Vereador Sebastião José Ricci

O vereador Sebastião José Ricci (PP), presidente da Câmara Municipal, defende que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura estude a possibilidade de realizar ao final de cada ano letivo o Teste de Avaliação Ortopédica da Coluna, “teste do minuto”, nos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo, explica o parlamentar, é identificar e corrigir em tempo hábil as doenças que podem ser causadas pela má postura das crianças e adolescentes. “Atualmente, a grande incidência de problemas de desvio da coluna, na maior parte diagnosticada como escoliose infantil, tem preocupado as autoridades de saúde”, diz.

“Ortopedistas alertam para as graves consequências da postura em carteiras escolares e excesso de peso de material escolar nas mochilas como as mais graves causas do significativo aumento de crianças e jovens com sérios problemas de coluna”.

Teste

O Teste de Adams, conhecido como “teste do minuto”, consiste em uma avaliação ortopédica da coluna dos alunos, que dura não mais que um minuto, pois o médico, através da observação de simples movimentos pode identificar problemas de má postura.

“Há uma grande preocupação das autoridades com a saúde das nossas crianças e jovens, principalmente em relação ao excesso de peso nas mochilas, pois as pessoas portadoras de escoliose têm dificuldade para encontrar emprego e, quando o encontram, tem sua capacidade laborativa diminuída”, alerta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *