Projeto de Daniel determina instalação de eliminador de ar em hidrômetros

Vereador Daniel Bertini

Projeto de Lei de autoria do vereador Daniel Bertini (PMN), aprovado na sessão ordinária de 17 de junho, determina que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) é obrigada a instalar, por solicitação do consumidor, equipamento eliminador de ar na tubulação de abastecimento de água que antecede o hidrômetro de seu imóvel.

De acordo com o texto, as despesas de aquisição e instalação do equipamento serão da SEMARH. Após a solicitação do consumidor, protocolada no SEMARH, o prazo máximo para instalação será de 30 dias.

Os hidrômetros a serem instalados após a publicação da lei deverão ter o equipamento eliminador de ar instalado conjuntamente, sem ônus adicional para o consumidor. A instalação dos equipamentos eliminadores de ar deverá ser feita pelo SEMARH ou por empresa profissional por este autorizada.

Justificativa

Daniel observa ser recorrente as tubulações das redes de abastecimentos de água, quando desligadas, necessitarem de esgotamento da tubulação. “Quando a rede é religada, é necessária pressão proveniente de ar comprimido, fazendo com que os hidrômetros registrem o consumo, penalizando os consumidores”.

O parlamentar explica que “os redutores de ar são dispositivos que se destinam a eliminar o ar existente em tubulações do sistema de abastecimento de água, devendo ser colocados antes dos hidrômetros e tem como objetivo impedir que o ar seja calculado na conta mensal de água do consumidor”.

Daniel salienta que “ao pagar a conta de água, o consumidor paga também pelo ar que passa pelo cano, que pode significar cerca de 40% a mais da contagem dos metros cúbicos e maior valor na conta”.

Segundo o vereador, “a Escola Federal de Engenharia de Itajubá, onde um aparelho semelhante é fabricado, garante que sua instalação significaria uma economia de até 35% nas contas de água”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *