Por iniciativa de Paulinho Gabrielli, Descalvado terá Dia de Portugal

 

Vereador Daniel Lima, de São Carlos; vereador Paulinho Gabrielli; e, Plácido Ferreirinha, presidente da Casa de Portugal de São Carlos

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do vereador Paulinho Gabrielli (Cidadania) que insere no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia de Portugal, a ser comemorado, anualmente, no dia 15 de agosto, Dia da Assunção de Nossa Senhora.

A ideia, de acordo com Paulinho, é relembrar a importância de Portugal, da Língua Portuguesa e do cidadão nacional. “Diversos Municípios brasileiros celebram esta data, enaltecendo indivíduos pelo seu trabalho em nome da nação portuguesa”, afirma.

“Diante disso, é importante que cada Município da região celebre o dia de Portugal e a comunidade portuguesa, enaltecendo os descendentes de portugueses que aí residem”.

Paulinho explica que durante o Estado Novo e até a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974, 15 de agosto era celebrado como o Dia da Raça Portuguesa. Após a Revolução dos Cravos, a celebração passou a homenagear Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas.

“Inclusive, em São Carlos foi fundada a Casa de Portugal, que tem por finalidade envolver toda a região”, relata.

A votação foi acompanhada por Plácido Ferreirinha, presidente da Casa de Portugal de São Carlos, e por Daniel Lima, vereador na vizinha cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *