Paulinho reitera cobrança por mais atenção ao turismo em Descalvado

Vereador Paulinho Gabrielli

O vereador Paulinho Gabrielli (Cidadania) reitera cobrança para que o Executivo dispense mais atenção ao setor de Turismo em Descalvado. Nesse sentido, sugere a nomeação de um Diretor de Turismo no Município.

A medida é considerada pelo parlamentar como uma das maneiras de promover o fortalecimento do setor “em benefício da economia de nossa cidade e de nossa população”.

Paulinho argumenta que o Turismo “é um importante transformador de economias e sociedades ao promover a inclusão social, gerar oportunidades de emprego, renda e o consequente desenvolvimento do Município”. 

Avanços

Para ele, a nomeação de um diretor contribuiria para potencializar discussões e ações concretas quanto ao Turismo em Descalvado.

“Para planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor em nossa cidade, é necessário a nomeação de um Diretor de Turismo, tendo em vista que a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo possui equipe enxuta, que vem lutando para dar conta de todos os assuntos que são de sua responsabilidade”, sentencia.  

Paulinho lembra que o Plano Diretor de Turismo de Descalvado foi criado em 2009 e, mesmo havendo a necessidade de atualizá-lo a cada cinco anos, desde então, não foi refeito. 

Perda de Recursos

“Descalvado não possui um Conselho Municipal de Turismo e perdeu a oportunidade de obter o título de Município de Interesse Turístico concedido pelo Governo do Estado, a partir do qual são liberados expressivos recursos a serem aplicados no setor”, prossegue. 

O vereador destaca o potencial turístico da cidade e a possibilidade de obtenção de recursos para obras de infraestrutura e melhorias. Ele cita Santa Rita do Passa Quatro, que nos últimos anos já obteve R$ 10 milhões de recursos estatais para obras de infraestrutura.

O parlamentar observa que a cidade vizinha é uma estância climática que explora o turismo e tem se desenvolvido. “Dos 645 Municípios do Estado de São Paulo, mais de 100 são cidades turísticas e são contempladas com verbas do Estado e da União.

Paulinho afirma que Descalvado tem vocação e um grande potencial turístico e deve explorar essa vocação. “Temos muitas belezas naturais, ao menos 40 cachoeiras, e um grande potencial turístico para explorarmos. Algumas coisas estão sendo feitas, mas é pouco, temos que ir além”, salienta.

Trânsito

O vereador solicita à Comissão Municipal de Trânsito (COMUTRAN) que transforme em mão única de direção as Ruas João XXIII e Humberto Gabrielli, nos quarteirões compreendidos entre as Ruas Cel. Arthur Whitaker e Dr. Anastácio Viana.

Para ele, a medida proporcionará condições para liberar o estacionamento em ambos os lados das ruas. “A mão única de direção irá trazer maior organização a este trecho em ambas as vias e, consequentemente, mais segurança a motoristas e pedestres”, pontua.

Paulinho lembra que as vias onde ele sugere a mudança são estreitas, o que impede o estacionamento nos dois lados. “Esta é uma região que necessita de maior número de vagas de estacionamento, devido aos vários pontos de comércio existentes naqueles arredores”, observa.

Movimento

O vereador destaca ainda que a Praça São Benedito, muito frequentada pelos descalvadenses, e que abriga com muito sucesso a Feira Legal às quartas-feiras e domingos, dias em que aumenta ainda mais o fluxo de pessoas.

“Aos domingos também acontece o ‘Viola na Praça’, uma das poucas atrações culturais gratuitas do Município e que costuma atrair elevado número de pessoas. Além disso, o CERD, localizado naquela região, também apresenta grande frequência de munícipes”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *