Paulinho propõe Concurso Literário Estudantil “Chico Perez”

Vereador Paulinho Gabrielli

O vereador Paulinho Gabrielli (Cidadania) propõe, por meio de anteprojeto de lei que o Executivo institua o Concurso Literário Estudantil “Chico Perez” a ser realizado no mês de outubro de cada ano.

O texto prevê que o tema será, de forma impreterível, a cidade de Descalvado, suas belezas e seu futuro. O concurso será destinado a alunos do Ensino Fundamental do 5° ano.

As produções literárias selecionadas poderão ser publicadas em livro, impresso ou digital. Todas as outras produções selecionadas pelas escolas serão homenageadas com diploma de honra ao mérito. 

Chico Perez

Francisco Perez nasceu em 13 de abril de 1931 na Fazenda Bela Aliança em Descalvado. Barbeiro e advogado, Chico tinha como grande paixão declamar poesias, tendo memorizado muitas delas, em especial as do poeta Castro Alves.

Paulinho conta que Chico, ainda estudante de Direito, “ele voltou a estudar depois de casado e com sete filhos, em meados de 1970, já declamava suas poesias nas escolas de Descalvado”.

“As visitas de Chico às escolas aproximavam as crianças da literatura brasileira, fazendo com que as mesmas conhecessem alguns clássicos, como o famoso Navio Negreiro, extenso poema de Castro Alves memorizado por Chico e declamado em todas as suas apresentações”, relata.

“O legado deixado por Chico Perez deve servir de incentivo aos alunos a prestigiar e inserir Descalvado na literatura brasileira. Por meio do Concurso Literário Estudantil, os poderão refletir sobre a cidade, descrevendo suas belezas e narrando o que esperam da mesma no futuro”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *