CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Pastor Adilson visita Centro Municipal de Referência do Autismo em Araraquara

Na terça-feira, 03 de maio,  Pastor Adilson Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Descalvado visitou o Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”, em Araraquara.

O Centro foi inaugurado em 2020 a partir de um projeto elaborado por um grupo de trabalho composto por representantes da sociedade civil e representantes das secretarias de saúde, educação e assistência social, com atendimento multidisciplinar nas áreas de neurologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Os encaminhamentos são feitos através das UBSs, totalmente gratuito e oferecido pelo SUS. 

A visita foi em razão da propositura que o vereador fez recentemente. Ele propôs à Prefeitura Municipal construir um centro similar a esse para os cidadãos autistas. Assim conheceu as instalações e os trâmites que ocorreram para que o centro deixasse de ser um projeto e passasse a ser realidade.
Segundo Pastor Adilson, o centro de Araraquara atende em torno de 120 pessoas, onde é desenvolvido um trabalho com foco não só no paciente como também na família, com oficinas e capacitação constantes aos pais e cuidadores e grupos de escuta. O intuito desse modelo é capacitar os seus cuidadores para que tenham condições de ampliar os cuidados e as terapias de forma generalizada em todos os ambientes em que o autista está, além de dar condições para que os pais se sintam ainda mais seguros no manejo diante dos comportamentos apresentados no dia-a-dia.