CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Pastor Adilson propõe concessão de bolsas de estudo para estudantes descalvadenses

Vereador Pastor Adilson Gonçalves

O vereador Pastor Adilson Gonçalves (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal, propõe ao Executivo, por meio de anteprojeto de lei, a instituição de programa de bolsas de estudo integrais para estudantes universitários de Descalvado.

A ideia é conceder bolsas de estudos integrais para estudantes de cursos presenciais autorizados pelo Ministério da Educação. O benefício seria concedido a brasileiros, residentes e domiciliados em Descalvado que não estejam contemplados em nenhum outro programa similar.

Para obter o benefício o estudante teria que ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública de Descalvado ou em instituições privadas do Município na condição de bolsista integral; e, não ser portador de diploma de curso superior. 

São requisitos ainda ter renda familiar mensal per capita não superior a um salário mínimo e meio, e, comprovar residência no Município por, no mínimo, dois anos, contados da data de inscrição no programa. 

De acordo com o anteprojeto, as bolsas teriam como limite máximo mensal por aluno o valor de R$ 1,5 mil. 

O critério de seleção dos candidatos ocorrerá pela avaliação das notas obtidas pelos alunos durante todo o ensino médio.

Merenda nas Férias

Pastor Adilson sugere que a Secretaria Municipal de Educação estude a possibilidade de oferecer merenda aos alunos também no período das férias escolares.

O parlamentar lembra a “ampla notoriedade um projeto que vem sendo desenvolvido em Ibaté, a partir do qual crianças vão à escola durante as férias para receber a merenda”.

De acordo com ele, “dadas às dificuldades financeiras que algumas famílias enfrentam, durante o período de férias as crianças acabam não recebendo refeições adequadas em casa; e, Descalvado possui estrutura e equipe adequada para realizar trabalho semelhante”.