Pastor Adilson propõe carteira de identificação para pessoas com autismo

Vereador Pastor Adilson Gonçalves

O vereador Pastor Adilson Gonçalves (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal, encaminhou anteprojeto de lei ao Executivo propondo a confecção de carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA) no âmbito do Município.

De acordo com o texto, o documento será expedido pelos órgãos responsáveis pela execução da política de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista de Descalvado.

A proposta determina que fica assegurada para a pessoa autista regularmente identificada por meio da CIPTEA “atendimento prioritário em todas as áreas e segmentos dos serviços públicos e privados, em especial na área de saúde, educação e assistência social”.

Pastor Adilson propõe que a CIPTEA tenha validade de 5 anos, devendo ser renovada a cada período para fins de atualização dos dados cadastrais da pessoa identificada nos órgãos emissores.

Creche Noturna

O parlamentar solicita a implantação de creche noturna em Descalvado para que as famílias que trabalham à noite tenham local adequado para deixar seus filhos. “Muitos pais trabalham no período noturno, e até mesmo aqueles que exercem atividade diurna acabam saindo de seu emprego no início da noite”, alega.

“Grande parte dessas famílias não tem com quem deixar seus filhos nem como os levá-los no ambiente de trabalho, o que as impede de exercer outros trabalhos no período noturno, que poderia contribuir diretamente para fortalecer a renda familiar”.

Aluno Exemplar

Pastor Adilson reivindica que a Secretaria de Educação e Cultura e a Associação Comercial e Industrial de Descalvado instituam programa denominado Aluno Exemplar.

Os critérios para ser um aluno exemplar seriam obtenção de boas notas em provas e avaliações, assiduidade, e comportamento exemplar em sala de aula e nas demais dependências da escola.

O objetivo é incentivar os alunos e alunas da rede pública de ensino a melhorar o rendimento escolar. Por meio do programa, os estudantes receberiam premiações e concessão de materiais escolares.

Por fim, Pastor Adilson sugere que os alunos e alunas exemplares e seus pais sejam homenageados na Câmara Municipal, com medalhas de honra pelo desempenho alcançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *