CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Pastor Adilson promove palestra sobre o “Espectro Autista” para pais e cuidadores

Pastor Adilson afirma que palestra atingiu o objetivo de envolver pais e cuidadores na causa dos direitos dos autistas em Descalvado

Na  noite de quarta-feira, 26 de julho, o Presidente Pastor Adilson Gonçalves promoveu na Câmara Municipal de Descalvado, a primeira reunião sobre o “Espectro Autista” que envolveu pais, cuidadores, educadores e profissionais da saúde, por meio de palestra com a Gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara “Aldo Pavão Júnior, Karina Maia.

As pessoas presentes puderam conhecer um pouco sobre a história e o funcionamento Centro Municipal de Referência do Autismo, sobre as particularidades e características dos pacientes com o transtorno TEA. Pais e cuidadores esclareceram particularidades que médicos  e profissionais que cuidam de seus filhos explicam de forma mais profissional do que humanizada como abordou Karina, que também é tem um filho autista de 09 anos. O resultado foi uma interação entre o público e a palestrante que durou cerca de 3 horas.

Pais puderam esclarecer suas dúvidas com a convidada: assuntos referentes aos comportamentos do dia a dia dos filhos, sobre a aceitação do transtorno tanto pelos pais quanto por pacientes e as dificuldades burocráticas e políticas que envolvem o atendimento médico multidisciplinar que o transtorno exige.

Pastor Adilson disse que foi o contato com crianças autistas na igreja e a dificuldade de lidar com eles nas atividades infantis que o fez pensar nessa causa, na falta de informação e na importância em capacitar pessoas que lidam com esse público. Tanto que entre 2019 e 2022 ele apresentou 15 proposituras estabelecendo leis e sugerindo ações, entre elas a criação da Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que redundou na Lei Municipal n.º 4.368/2019 e o Projeto de Lei nº 58/21, criando a Política Municipal dos Direitos dos Autistas, que redundou na Lei Municipal nº 4758/22.

“Agora, o meu intuito é reunir pais, cuidadores e gestores para unir esforços de criar um centro de atendimento ao autismo aqui na cidade, aos moldes do Centro de Araraquara e de outras cidades”.

 

 

 

 

 

 

Moção de Congratulação

Após o termino da reunião, a palestrante Karina Maia recebeu das mãos do Presidente Pastor Adilson a Moção de Congratulação nº 01/2022, aprovada pelos vereadores descalvadenses em 04 de julho de 2022, em reconhecimento a toda equipe do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, que é o 1º Centro de Atendimento público do Brasil, que em quase dois anos de atuação tornou-se uma referência, em virtude do trabalho de acolhimento, atendimento e orientação exemplar que oferece.  “Tenho a honra e o privilégio de proceder a entrega desta moção para a ilustre Gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, Sra. Karina Maia” destacou o presidente.