
Na segunda-feira, 13 de maio, Pastor Adilson Gonçalves, usou a tribuna e pediu um centro especializado para atender autistas em Descalvado.
A sugestão é a instalação de um centro municipal de autismo, conhecido popularmente por “ABA”, sigla derivada do inglês Applied Behavior Analysis. Na verdade o ABA é uma metodologia terapêutica voltada para pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente o autismo.
Em Araraquara, o “ABA” foi inaugurado em 2020 a partir de um projeto elaborado por um grupo de trabalho composto por representantes da sociedade civil e representantes municipais, com atendimento multidisciplinar nas áreas de neurologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Os encaminhamentos são feitos através das UBSs, totalmente gratuito e oferecido pelo SUS.
Segundo Pastor Adilson, o centro de Araraquara atende em torno de 120 pessoas, O intuito desse modelo é capacitar os seus cuidadores para que tenham condições de ampliar os cuidados e as terapias de forma generalizada em todos os ambientes em que o autista está, além de dar condições para que os pais se sintam ainda mais seguros no manejo diante dos comportamentos apresentados no dia-a-dia.
“Visitei o centro no ano passado, reuni pais e educadores em reuniões, e, embora até o momento não conseguimos avançar com relação a ações práticas, nós, pais e Legislativo, fizemos a nossa parte e vamos seguir esperando que a vitória esteja perto. Pois a ação depende da Prefeitura Municipal. Eles é que executam. ”.
Saiba mais...
Pastor Adilson endossa doação de área para empresa de São Carlos
Pastor Adilson entrega moção para Equipe de Odontologia do Município
Palestras sobre autismo: Pastor Adilson reforça pedido ao Executivo