CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Pastor Adilson defende apoio a crianças autistas nas escolas

O presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Adilson Gonçalves (PSDB) sugere à Secretaria Municipal de Educação e Cultura que estude a viabilidade de disponibilizar um profissional de apoio às crianças autistas nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Pastor Adilson destaca que muitas crianças Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm condições de acompanhar uma escola regular. “Mas, muitas precisam de alguém as auxilie no processo de aprendizagem. Por isso, manter o autista na escola é uma tarefa desafiadora, mas existe amparo legal para isso”, afirma.

O parlamentar explica que o profissional que trabalha com crianças autistas dentro da sala de aula e demais ambientes da escola é chamado de tutor, acompanhante terapêutico ou professor auxiliar.

Pastor Adilson observa que na Rede Municipal de Descalvado existe o suporte de um professor auxiliar para os alunos deficientes, porém não contempla as creches.

Recanto dos Ipês

O presidente do Legislativo solicita providências com relação a área verde situada no Recanto dos Ipês II, realizando limpeza, construção de calçamento e fechamento com alambrado.

Segundo ele, a área verde situada na rua Abílio Paludetti é muito extensa e têm causado alguns incômodos às pessoas que moram próximas. “A mata tem trechos com entulhos e mato alto, animais peçonhentos têm invadido as casas”, diz.

Poda

Pastor Adilson pede a poda dos arbustos com espinhos que invadiram a calçada da Rua Carlos Pulici, no trecho próximo ao cruzamento com a Avenida Mario Bonitatibus.

“A planta cresceu demasiadamente e invadiu todo o passeio público, de modo que os pedestres não conseguem mais transitar pelo local; consequentemente, as pessoas andam pelo leito carroçável da via pública expondo-se a riscos de acidentes”, completa.