CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Ninja trabalha para Descalvado ter Posto de Bombeiro

Depois de ter conquistado cinco hidrantes para Descalvado, Reinaldo Ninja estendeu o trabalho e já vislumbra um Posto de Bombeiro Comunitário 

Na terça-feira, 30, o vereador se reuniu com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de São Carlos, Cap. Rangel Moreira Gregório, com o Comandante do 2º Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira, 1° Ten. Ederson Martins Revelli e o Prefeito Becão Reschini, em seu gabinete, para as tratativas de instalar em Descalvado um posto de Bombeiro Comunitário.

O Programa Bombeiro Comunitário é uma parceria entre o Governo do Estado e Municípios, onde atua como a primeira resposta de combate a incêndios e ações de defesa civil, equipada viatura, materiais básicos de combate a incêndio e radiocomunicação. De parte do Estado, há o treinamento inicial e qualificação periódica dos Agentes de Defesa Civil, acompanhamento e supervisão permanente das atividades desenvolvidas.

Para o município, compete disponibilizar uma área centralizada para a construção do PBC, disponibilizar um funcionário e arcar com as despesas gerais como: funcionário, água, luz, telefone, mobiliário, manutenção do posto, da viatura e custeio em geral.

 “Não se trata de uma unidade do Corpo de Bombeiros, pois temos a corporação de Porto Ferreira que atende toda a região, mas de um posto que auxilie as ocorrências básicas, além de atuar com medidas preventivas”, explicou Ninja.

O próximo passo é aguardar que a Prefeitura e a Câmara Municipal criem a lei que permita estabelecer um convênio com a Secretaria de Segurança Pública, para dar andamento aos trâmites burocráticos.

Entrega de hidrantes

Reinaldo Ninja e o Prefeito Becão também receberam ontem, 30, os cinco hidrantes para serem instalados em Descalvado.

O Comandante Gregório explicou que a doação foi autorizada pelo Ministério Público de São Carlos para que os equipamentos pudessem ser doados. Agora cabe ao município fazer a instalação em pontos estratégicos da cidade para auxiliar o abastecimento dos caminhões pipas no atendimento de ocorrências de incêndio.

“Essa é mais uma conquista para Descalvado. E uma vez que eu e o Becão mostramos interesse em receber esses equipamentos, surgiu a oportunidade de implantar um posto de bombeiro comunitário. É um avanço, visto que a população sempre almejou ter uma unidade de bombeiros aqui e isso nunca se consolidou”.