CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Ninja quer projeto de modernização da iluminação pública

O vereador Reinaldo Ninja (PSDB) solicita informações sobre quais os pontos estratégicos de energia em Descalvado, quais os gastos deste setor atualmente, e se existe projeto para a modernização da iluminação no Município.

Na opinião dele, “a iluminação é essencial para a qualidade de vida e impacta de forma direta a segurança dos munícipes, razão pela qual deve estar entre as prioridades da administração”.

Ninja destaca que “atualmente, há muitas novidades e modernas soluções que são capazes de melhoras as condições de luminosidade das vias e, simultaneamente, trazer economia”.

Para o vereador, “o uso de lâmpadas de LED constitui hoje uma das melhores opções, uma vez que tem vida útil longa, possibilidade de controle de intensidade e economia de energia de 40% a 60%”.

Ninja entende que o uso da energia solar fotovoltaica é outra tendência por apresentar inúmeras vantagens. Dá segurança no retorno do investimento, imunidade a reajustes, preservação ambiental, baixa manutenção, longa durabilidade e alta rentabilidade, entre outros.

O vereador lembra que cidades com Brotas e Santana de Parnaíba já vêm trabalhando na modernização da iluminação pública. “O Poder Executivo deveria seguir a mesma trilha e obter informações para que o mesmo seja feito em nossa cidade”, afirma.

Nivelamento

Ninja solicita à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos o nivelamento do leito da Rua Antônio Alvarenga, no bairro São Sebastião e a instalação de uma boca de lobo naquelas imediações.

Ele observa que a via, que passa defronte à Praça de São Sebastião, é um dos principais acessos àquele bairro, apresentando elevado fluxo de veículos diariamente. “A ausência de boca de lobo, nas imediações do cruzamento com a Rua Cônego Manoel Alves, está ocasionando o acúmulo de água sobre a via, fazendo com que esta afunde”, aponta.

Redutor de Velocidade

Ninja reitera pedido à Comissão Municipal de Trânsito (COMUTRAN) para implantação de redutor de velocidade na Rua Geraldo Trabasso, próximo ao cruzamento com a Rua Wilson Baião.

De acordo com ele, “muitos veículos trafegam em alta velocidade na Rua Geraldo Trabasso, expondo a riscos a integridade física dos pedestres, ciclistas, motociclistas e demais condutores”.