CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Mir Valentim sugere realização de Olimpíada Estudantil em 2023

O vereador Mir Valentim (Cidadania) sugere à Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (SELT) e à Secretaria de Educação e Cultura a realização de uma Olimpíada Estudantil em Descalvado no próximo ano.

Mir lembra que muitas cidades realizam competições deste tipo. “São eventos que costumam agradar e envolver bastante os participantes”, diz. Além do mais, prossegue, “a prática de esportes beneficia os jovens ao contribuir para o bem-estar físico e psíquico”.

O parlamentar entende que a Olimpíada Estudantil “pode reunir, além das modalidades esportivas tradicionais, jogos cooperativos e recreativos, mas também provas que privilegiem a veia artística e o raciocínio”. 

Atividade Delegada

Mir solicita abertura de mais vagas para a Atividade Delegada como forma de o Município dispor de mais mão de obra para intensificar o patrulhamento na zona rural e garantir mais segurança às pessoas que residem nestas áreas.

Para ele, a segurança no campo apresenta algumas especificidades, já que em geral roubos e furtos costumam ter como alvo insumos agrícolas e maquinários. “A distância e isolamento dos sítios e fazendas são limitantes para ações de prevenção e combate”, diz.

Desde 2019

Implantada em Descalvado desde 2019, a Atividade Delegada consiste em parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura para execução de serviços de competência municipal delegados ao Estado.

A Atividade Delegada emprega, nos horários de folga, policiais militares voluntários, fardados e armados gratificados pelo Município. Dentre os principais objetivos da Atividade Delegada está o incremento do policiamento ostensivo-preventivo em locais públicos.