CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Mir solicita posto de exames de covid-19 na Santa Casa

O vereador Mir Valentim (Cidadania) solicita à Secretaria de Saúde que viabilize um posto de coleta de exames de covid-19 junto à Santa Casa para facilitar o acesso da população, principalmente daqueles que dependem do transporte público.

Atualmente, lembra Mir, os testes são realizados apenas no prédio da Vigilância Epidemiológica, situado no Parque Milênio. “O bairro é distante, sendo de difícil acesso para a maioria da população, sobretudo aos que dependem do transporte público”, diz.

“Há também o fato de pessoas com suspeita de covid-19 utilizarem-se do ônibus circular, oferecendo o risco de contaminação dos demais passageiros. Além disso, a distância e a dificuldade de acesso ao posto fazem com quem muitas pessoas deixem de realizar o teste e, com isso, continuem a circular com o vírus, contaminando mais pessoas”.

Centro Odontológico Municipal

Mir solicita ao Executivo esforços para que o Centro Odontológico Municipal (CEO) volte a disponibilizar a instalação e manutenção de aparelhos ortodônticos até o final do tratamento.

Os aparelhos ortodônticos são necessários para o tratamento de inúmeras complicações, como dores de cabeça e na coluna, gastrite e refluxo. “Muito mais que uma questão meramente estética, o tratamento ortodôntico devolve a função mastigatória ao paciente, promovendo a saúde”, observa.

Recursos

O parlamentar solicita esforços para Descalvado conseguir recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) para projetos de promoção de melhorias na mobilidade urbana.

Para tanto, a Prefeitura deve apresentar projetos para recuperação de áreas urbanas degradadas e promoção e ampliação da mobilidade urbana. “Serão aceitos projetos que solicitem apoio financeiro no aporte de até R$ 1 milhão, excluindo-se a contrapartida”, explica.