CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Mir Valentim propõe adoção de tarifa zero para transporte coletivo

O vereador Mir Valentim (Cidadania) assina anteprojeto de lei determinando a instituição de tarifa zero para todos os usuários do transporte coletivo urbano de passageiros em Descalvado.

De acordo com ele, a medida visa “assegurar substancial melhora na mobilidade urbana municipal, bem como, promover e qualificar a segurança no trânsito no transporte de passageiros e de pedestres”. O institui o Fundo Municipal de Transporte Urbano (FMTU) destinado a financiar o direito da gratuidade total aos usuários do transporte coletivo.

“Diversas cidades em todo o País já aderiram a chamada tarifa zero. Em Descalvado é muito grande o número de famílias que não possuem veículos próprios e dependem do transporte coletivo”, aponta.

Porém, prossegue, “devido ao custo optam por não utilizá-lo diariamente e, com isso, inúmeros trabalhadores se deslocam todos os dias a pé ou de bicicleta, muitas vezes atravessando a cidade”.

Para, “o projeto tarifa zero é de grande importância e vem impactando positivamente o progresso da mobilidade urbana nos Municípios, uma vez que o uso de transporte público diminui consideravelmente o fluxo de veículos nas vias públicas”.

Localizador de Veias e Artérias

Mir sugere à Secretaria de Saúde que adquira aparelhos localizadores de veias e artérias para todas as unidades de saúde do Município. Ele explica que são aparelhos com realidade aumentada que escaneiam as veias de um paciente com base no seu fluxo sanguíneo. “É como ter, em tempo real, a projeção de um mapa interno do organismo”, diz.

Ainda segundo Mir, o aparelho pode evitar a formação de hematomas após a coleta. “É um aparato adicional que permite ao profissional da saúde visualizar, em até 10 mm de profundidade, as veias de um paciente, em tempo real, durante o procedimento”.