CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Mir propõe implantação de tarifa zero para transporte coletivo

O vereador Mir Valentim (Cidadania), autor de anteprojeto de lei determinando a instituição de tarifa zero para todos os usuários do transporte coletivo urbano de passageiros, volta a cobrar da Prefeitura que realize estudos visando a implantação da medida em Descalvado.

De acordo com ele, a medida visa “assegurar substancial melhora na mobilidade urbana e promover e qualificar a segurança no trânsito no transporte de passageiros e de pedestres”. O anteprojeto institui o Fundo Municipal de Transporte Urbano (FMTU) destinado a financiar o direito da gratuidade total aos usuários do transporte coletivo.

“Diversas cidades em todo o País já adotaram a tarifa zero; e, em Descalvado é muito grande o número de famílias que não possuem veículos próprios e dependem do transporte coletivo”, diz.

Mir destaca que “devido ao custo optam por não utilizar o transporte coletivo e, com isso, inúmeros trabalhadores se deslocam todos os dias a pé ou de bicicleta, muitas vezes atravessando a cidade”.

Para ele, “o projeto tarifa zero é de grande importância e vem impactando positivamente o progresso da mobilidade urbana nos Municípios, uma vez que o uso de transporte público diminui consideravelmente o fluxo de veículos nas vias públicas”.

Cigarro Eletrônico

Mir solicita à Vigilância Sanitária que fiscalize a venda de cigarros eletrônicos, produto proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O uso dos dispositivos eletrônicos para fumar está relacionado ao aumento do risco de jovens ao tabagismo, potencial de dependência e diversos danos à saúde pulmonar, cardiovascular e neurológica”, diz

“Além da proibição, a Anvisa também votou pela adoção de medidas não normativas para a redução da oferta e da demanda, com ações de fiscalização em parceria com outros órgãos e campanhas educativas”.

O parlamentar faz um alerta. “Infelizmente, o comércio desse produto cresceu significativamente e muitos jovens vem, cada dia mais, fazendo uso desse tipo de cigarro, que provocar vários danos à saúde dos usuários, muito mais do que o cigarro comum”.