CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Mir Valentim pede instalação de ecoponto para vidros

O vereador Mir Valentim (Cidadania) pede a instalação de um ecoponto específico para coleta de vidros para dar destinação adequada a este material e evitar a ocorrência de acidentes envolvendo os servidores que trabalham na coleta do lixo.

“Restos de vidro quebrado não devem ser depositados no lixo comum, dado que representam risco de acidentes para os servidores que atuam na coleta. Sempre que sempre que pedaços de vidro forem descartados, devem ser embalados em jornais e depois colocados em caixas de leite ou papelão”, explica.

“É importante evitar o contato direto do vidro com os sacos plásticos. Também é importante deixar um aviso dizendo ‘contém vidro’ ou ‘cuidado, vidro’, na embalagem. Isso ajuda os coletores a identificar o material e reduz riscos”. 

Mir lembra que o vidro pode ser reciclado e, portanto, o ideal é que encontre destinação correta, a fim de reduzir o impacto ambiental. “Os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza por cerca de dez mil anos”, frisa.

“Mesmo sendo produzido por elementos naturais como sílica, presente na areia, são elementos extremamente resistentes às alterações climáticas, levando muito tempo para ser absorvido novamente pela natureza”, conclui.