CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Luisinho homenageia grupo de voluntários “Por um Mogi Guaçu Melhor”

O grupo de voluntários percorreu 270 km do rio Mogi Guaçu

O vereador Luisinho Panone (PSD) é autor do projeto que concedeu Moção de Congratulação ao grupo de voluntários “Por um Mogi Guaçu Melhor”. A entrega ocorreu na sessão ordinária de segunda-feira, 9 de dezembro.

A primeira expedição ocorreu em 1994 e a segunda em 2004. Em 2019, o grupo percorreu 270 quilômetros do rio, passando por nove cidades, para retirar lixo e analisar a qualidade da água.

“O Mogi Guaçu é um dos principais e mais importantes rios do interior de São Paulo, daí a importância desta demonstração de responsabilidade social e respeito pelo meio ambiente”, afirma Luisinho.

O parlamentar destaca que “infelizmente, o rio sofre com a poluição em abundância, já que o despejo de esgoto ainda é uma realidade em vários trechos, inclusive de ranchos que ficam na margem, onde os encanamentos vão direto para a água”.

Luisinho observa que “até mesmo o Município de Descalvado despeja, até os dias de hoje, 100% do esgoto sem tratamento no rio, situação que se resolverá com o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto”.

Outro aspecto destacado pelo vereador é que “o grupo também detectou, em alguns pontos, a necessidade de reflorestamento nas margens do Mogi, o que reforça ainda mais a relevância desse trabalho, principalmente, para a conscientização da população sobre as questões ambientais”.