CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Marcelo Figueiredo sugere cultivo de hortas nas escolas

O vereador Marcelo Figueiredo (Cidadania) sugere à Secretaria de Educação e Cultura a implantação de projeto para cultivo de hortas nas escolas da rede municipal como forma de oferecer aos alunos o aprendizado desde o plantio até a colheita dos alimentos.

Para ele, ter uma horta na escola oferece aos alunos contato com a natureza. “Ao lidar com a terra, plantas, verduras e legumes, e ensina o processo de plantio e colheita dos alimentos”, diz.

“As crianças que vivem nos centros urbanos se distanciaram da natureza e dos hábitos naturais, por isso cultivar uma horta na escola pode ajuda-las a se reconectar à natureza e a se interessar pela preservação”.

Figueiredo observa que o cultivo de uma horta na escola pode também promover a consciência socioambiental nas crianças. “Além do mais, os alimentos produzidos podem ser utilizados na preparação da merenda, o que garante economia e qualidade na alimentação servida nas escolas”, salienta.

Operação Tapa-Buracos

O parlamentar solicita à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos a realização de operação tapa-buracos no cruzamento da Rua Talé Fabrício com a Avenida Lázaro Timótheo do Amaral, no bairro Santa Cruz, que registra elevado fluxo de veículos todos os dias. 

Segundo ele, no cruzamento, o que mais chama a atenção é a grande quantidade de buracos no asfalto, o que traz riscos à segurança de condutores e pedestres. “Além dos solavancos e eventuais danos aos veículos, é comum avistar motoristas tentando desviar dos buracos, tornando o trânsito confuso e trazendo o risco de colisões”, alerta.

Acesso aos Decretos Municipais

Marcelo Figueiredo cobra que a Prefeitura tome providências para que decretos municipais sejam digitalizados e disponibilizados na página oficial para que os cidadãos possam acessá-los mais facilmente. 

Para ele, é necessário dar ampla publicidade e fácil acesso a assuntos de interesse de toda a população. O vereador lembra que o site da Câmara Municipal disponibiliza área para pesquisa de leis, decretos legislativos, Regimento Interno, Lei Orgânica, Instrução Normativa, e proposituras elaboradas pelos vereadores.

Figueiredo observa que no site da Prefeitura há um link que redireciona os usuários para o site da Câmara. “Entretanto, os decretos municipais subscritos pelo prefeito estão disponíveis apenas no site do Executivo”, conclui.