CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Figueiredo sugere adesão a programa de gestão ambiental

O vereador Marcelo Figueiredo (Cidadania) sugere à Prefeitura que desenvolva tratativas junto ao governo estadual visando a adesão ao programa “Município Verde Azul Digital”, lançado em 2007.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, o programa tem como propósito medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos Municípios.

De acordo com ele, o principal objetivo do programa “é estimular e auxiliar as Prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo”. 

As ações propostas, prossegue, compõem as diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Fios Caídos

Figueiredo solicita que a CPFL, empresas de telefonia e internet façam a manutenção da rede por conta da quantidade de fios caídos em certos pontos, com atenção especial para a Rua Maestro Francisco Todescan, nas imediações de Igreja de Santo Antônio.

O parlamentar aponta ainda que há vários pontos do Município em que há verdadeiros emaranhados de fiação de energia elétrica, internet e telefone. “Há locais em que estes fios estão frouxos e baixos, chegando inclusive a tocar o chão. Essa situação tem causado preocupação aos cidadãos”, diz. 

Mutirão de Limpeza

Marcelo Figueiredo indica a realização de um mutirão de limpeza no bairro Recanto dos Ipês II, com atenção especial para a Rua Abílio Paludetti, onde há grande quantidade de inservíveis espalhados pela via.

“Na Rua Abílio Paludetti, situada na parte baixa do bairro, defronte à área verde, é alarmante a sujeira. São sofás, armários, roupas, brinquedos e entulhos que foram sendo depositados no local”, afirma.

“Paralelamente, moradores têm relatado o aparecimento de escorpiões nas residências e, inclusive, uma cidadã cita que já foi picada. A limpeza tem correlação direta com a saúde pública e as famílias que têm crianças mostram-se especialmente preocupadas com o risco oferecido pela situação”, conclui.