CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Figueiredo defende distribuição de sensores para medição de glicose

O vereador Marcelo Figueiredo (Cidadania) defende que a Secretaria Municipal de Saúde distribua dispositivos com sensores para medição do índice de glicose no sangue para os pacientes diabéticos do tipo I.

O dispositivo de sensor glicêmico, implantado no antebraço por 14 dias, é uma tecnologia que possibilita a disponibilização de dados da glicose e permite uma avaliação rápida da taxa glicêmica, permitindo que a equipe médica consiga detectar problemas, como picos hiperglicêmicos e episódios de hipoglicemia.

“O uso da tecnologia tem como objetivo reduzir as complicações agudas e crônicas do diabetes tipo I. Além de ampliar a eficácia de monitoramento e minimizar o desconforto causado pela verificação diária dos níveis glicêmicos, o projeto visa aumentar a adesão dos usuários ao tratamento para diminuir a incidência de internações e óbitos causados por diabetes”, frisa.

“Grande parte dos pacientes da rede pública não possuem recursos financeiros para a compra do dispositivo, de modo que algumas Prefeituras já estão disponibilizando o recurso aos usuários”.

Substituição de Lâmpadas

Mir solicita tratativas entre a Prefeitura e a CPFL para a substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED em toda a extensão da Rua Presidente Kennedy, uma das principais vias de Descalvado, que cruza bairros como Novo Jardim Belém, Cambará, Santa Terezinha e Alto do São Miguel.

“As falhas na iluminação da via podem ser observadas em diversos pontos, razão pela qual melhorias precisam ser implementadas a fim de garantir mais segurança à população e minimizar eventuais transtornos”, diz. 

Para ele, que as lâmpadas de LED constituem hoje uma das melhores opções, “uma vez que têm vida útil longa, possibilidade de dimerização, ou seja, controle de intensidade, e economia de energia de 40% a 60%”.

Curso de Guia Turístico

Figueiredo sugere o oferecimento do curso de guia turístico em Descalvado, a fim de capacitar mão de obra para atuar neste segmento, haja vista os avanços da Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central, da qual Descalvado faz parte.

Ele lembra que no último dia 27 de abril, o Município recebeu a última visita técnica de membros da Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central (ARTEAC) para a formalização de um roteiro turístico regional. 

A meta da Associação, explica, é alavancar o desenvolvimento do turismo em Descalvado, Porto Ferreira, Araras, Leme, Santa Cruz da Conceição, Pirassununga, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú, e fortalecer a região como um polo turístico do interior. “Descalvado já está inserida em dois importantes roteiros regionais, o das rotas do Caminho da Fé e o do Caminho da Paz”, conclui.