CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Falta de coleta de lixo e de lixeiras nas vicinais

O risco de doenças aumenta nesse período de chuvas

O vereador Luiz Carlos Vick Francisco tem recebido diversas reclamações de munícipes sobre a falta de coleta de lixo nas ruas de nossa cidade. Há bairros, que os moradores reclamam que não se vê um varredor de rua há meses.

Para o vereador a limpeza da cidade afeta diretamente a saúde pública, além de prejudicar o seu aspecto visual, transparecendo o estado de abandono à nossa cidade.

“A situação do lixo acumulado nas ruas de nossa cidade é grave e nada foi resolvido nesses três anos de governo de Becão e Vianna. Com a chegada das chuvas, o problema fica ainda mais preocupante, pois, a sujeita acumulada traz doenças e risco à saúde da população.”, esclareceu Vick Francisco .

Por conta disso, o vereador pede ao Executivo Municipal a realização de um mutirão de limpeza das ruas, calçadas, guias e sarjetas, além dos terrenos municipais.

Outro investimento que Vick Francisco vem pedindo, também relacionado ao lixo, é a instalação de lixeiras nas saídas das principais vicinais da cidade, como a que demanda o bairro do Butiá, a Usina Ipiranga, a Usina Santa Rita, o Salto do Pântano, e outras, para que os cidadãos, principalmente da área rural, possam fazer o descarte adequado do lixo, em benefício de toda a comunidade e do meio ambiente.

“Os moradores na área rural não querem mais enterrar seu lixo, nem despejar no solo, por que sabem que prejudica o meio ambiente e as águas subterrâneas, que muitas vezes abastecem as próprias casas dessas pessoas. Eles querem e têm o direito a um local adequado para o descarte do lixo. Por isso, é necessária a instalação dessas lixeiras e, mais ainda, a coleta do lixo de forma adequada e permanente.”, pediu o vereador mais uma vez nesta semana.

Idoso tem direito a transporte gratuito com RG

Após receber reclamações de idosos de nossa cidade, de que são obrigados a obter o “passe” para poderem utilizar, de forma gratuita, o transporte coletivo, o vereador VICK FRANCISCO lembrou, na sessão da Câmara Municipal desta segunda (dia 03), que em Descalvado há uma lei que garante o transporte livre para o idoso, bastando apenas apresentar sua carteira de identidade ou de trabalho ou outro documento com foto para o motorista do ônibus.

“Peço que a Prefeitura, a empresa Realidade e a própria população oriente os idosos de que em Descalvado não precisa “passe” para ter o transporte gratuito. Basta apenas exibir o RG ou outro documento com foto na hora do embarque. Não podemos complicar a vida dos idosos, por que foram eles que construíram nosso pais e continuam sendo duramente penalizados pelos governantes.” alertou VICK FRANCISCO durante a sua fala na Câmara Municipal.