CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Daniel sugere volta de grupo de apoio a dependentes químicos

O vereador Daniel Bertini (Podemos) sugere à Secretaria de Saúde o retorno do projeto de grupo de apoio voltado aos dependentes químicos e seus familiares como forma de garantir assistência durante o período de tratamento.

“No passado, Descalvado desenvolvia um projeto que prestava assistência aos dependentes químicos e as suas famílias, por meio de grupos de apoio. Infelizmente, são inúmeras famílias enfrentando esse problema que pode devastar muitas vidas e esse grupo de apoio não existe mais”, afirma.

“O ideal é que, ao identificar um caso de uso de drogas na família, todos os seus membros recebam apoio psicológico. É comum que as pessoas mais próximas ao usuário desenvolvam problemas emocionais e de saúde relacionados à situação”.

Daniel observa que o papel dos familiares é essencial para a reabilitação do usuário de drogas. “Para que tenha sucesso, os pais e parentes devem ter consciência do que realmente é a dependência química e quais os melhores caminhos para o seu tratamento; por isso, é importante dar ferramentas aos familiares para que eles possam lidar com o problema de forma saudável e proativa”, conclui.