CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Daniel sugere programa de testes para mapeamento da covid-19 em Descalvado

O vereador Daniel Bertini (Podemos) sugere à Prefeitura que dê início a um programa de testes por amostragem da covid-19 visando o levantamento e mapeamento da doença em Descalvado.

Daniel sugere que o levantamento seja realizado nos moldes do está sendo feito em São Carlos por meio do projeto Testar para Cuidar, que será levado a cabo pela Santa Casa, Prefeitura, Statsol, UFSCar, Hospital Universitário e Unimed.

A estratégia do programa, explica o parlamentar, consiste em visitar, entrevistar e realizar exames em 5,6 mil pessoas selecionadas pelos pesquisadores para participarem do levantamento.

Como Será

“Essas pessoas receberão uma visita e serão informadas sobre o procedimento do levantamento. Também receberão uma senha com agendamento para a coleta de exame de sangue em um local próximo da sua residência”, relata.

Se for identificado que a pessoa está com algum sintoma de síndrome gripal será feito o encaminhamento para a Unidade de Saúde mais próxima. No caso de resultado positivo sem sintomas, a pessoa será direcionada para uma avaliação médica.

“Este será o maior mapeamento da covid-19 do Brasil em número de entrevistas por habitante e o mais preciso devido ao uso dos testes sorológicos tipo Elisa. “Além de mapear como e onde estão concentrados os casos da doença, a ideia é identificar com que velocidade ela está se propagando”, conclui.