CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Daniel quer polo de universidade virtual em Descalvado

O vereador Daniel Bertini (Podemos) sugere que o Executivo solicite junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado a instalação de um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), destinada a oferecer cursos semipresenciais.

A UNIVESP, explica, “é uma universidade pública destinada a oferecer cursos semipresenciais para todo o Estado, sendo a primeira universidade pública virtual do Brasil”.

Daniel destaca que “os cursos são realizados em ambiente virtual, onde ocorre interação do estudante com o tutor e alunos, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos; mas também ocorrem encontros presenciais para atividades e avaliações”.

O vereador afirma que a cidade está carente de mão de obra qualificada, sendo uma grande oportunidade para pessoas de baixa renda se especializarem e conquistarem melhores empregos.

Rotatória

Daniel solicita ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) a construção de uma rotatória na Rodovia SP-215, na altura do Distrito Industrial (DI) “Cosmo Fuzaro”.

Os objetivos são facilitar o acesso às empresas localizadas naquela região, tornar o trânsito mais seguro, e evitar que empresários cessem as operações em Descalvado.

“O acesso não dispõe de qualquer estrutura ou sinalização, o que torna perigoso o trânsito de veículos. Devido às empresas, veículos pesados utilizam a entrada com frequência, cortando a Rodovia SP-215 de forma arriscada”, alerta.

“Empresas que funcionam no Distrito Industrial já consideram não investir mais no local e até mudarem de cidade devido à falta de investimentos no que se refere à infraestrutura de trânsito”.

Contra Maus Tratos

Daniel é autor de projeto de lei determinando que clínicas veterinárias, pet shops e demais estabelecimentos que prestam serviços relacionados a animais domésticos devem afixar, em local visível, de forma destacada e legível, cartaz alertando para a questão dos maus tratos contra animais.

O texto prevê os seguintes dizeres: “De acordo com a lei federal nº 9.605/98, maus tratos contra animais é crime. Denuncie em qualquer delegacia da Polícia Civil ou na Delegacia eletrônica de Proteção Animal se o caso ocorreu no Estado de São Paulo. Para ocorrências em andamento, ligue para a Polícia pelo número 190”.