CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Daniel Bertini pede terapia para controle de glicemia em diabéticos

O vereador Daniel Bertini (Podemos) pede à Secretaria Municipal de Saúde que estude a possibilidade de ofertar a terapia ILIB (sigla do inglês Intravascular Laser Irradiation of Blood) para auxílio do controle da glicemia em diabéticos.

De acordo com ele, trata-se de “um tratamento não invasivo, de baixo custo e altamente seguro e eficiente, que pode trazer maior comodidade e qualidade de vida aos pacientes com diabetes”.

Daniel relata que a terapia a laser de baixa intensidade, ou fotobiomodulação, é capaz de induzir uma resposta fotobiológica nas células; ativar a produção de adenosina trifosfato (ATP), óxido nítrico (NO), combater as espécies reativas de oxigênio; e, alterar as bombas de sódio-potássio e os canais de cálcio nas membranas celulares.

Entre os diferentes métodos de fotobiomodulação, prossegue o vereador, a irradiação intravascular do sangue com laser, a ILIB, apresenta vários efeitos sistêmicos no organismo. “A terapia consiste na aplicação de uma fonte de luz laser em contato com a pele, em direção a grandes vasos sanguíneos ou onde houver alta concentração destes”, explica.

Diabetes

O diabetes é uma doença causada por uma deficiência relativa ou absoluta na produção de insulina ou pela deficiência na sua absorção, levando a uma alteração do metabolismo da glicose, lipídeos e proteínas. Existem dois tipos de diabetes, tipo I ou insulino dependente (infanto-juvenil), e tipo II ou não insulino dependente.

A insulina é um hormônio capaz de quebrar as moléculas de glicose transformando-as em energia para a manutenção das células do organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins, nervos, e, em casos mais graves, pode levar à morte.

Citando dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, Daniel diz que, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população do país.

Limpeza Pública

Daniel solicita à Prefeitura que envie à Câmara Municipal cópia integral de todos os documentos referentes à prestação de serviços de limpeza pública pela empresa Jardina Plantas e Serviços Ltda. EPP, como os contratos, termos aditivos, empenhos e notas fiscais, desde o ano de 2017 até a presente data.

Irregularidades

Por meio de ofício, Daniel solicita à Prefeitura o envio à Câmara Municipal de cópia integral do processo referente ao pregão presencial n.º 03/2018 e o contrato n.º 14/2018.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregulares o pregão e o contrato, firmado em 13 de março de 2018, entre a Prefeitura e a Empresa Mult Beef Comercial Ltda, referente à aquisição de gêneros alimentícios perecíveis para o Serviço Municipal de Alimentação Escolar (SMAE) no valor de R$ 597.530,00.