CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO

Do Estado de São Paulo

Cidadania Honorária

Por iniciativa dos vereadores Daniel Bertini e Paulinho Gabrielli, quatro personalidades receberam a honraria na noite de 12 de dezembro

A Câmara Municipal concedeu quatro títulos de Cidadania Honorária a Marizete Coutinho Fernandes, Luis Francisco Lefcadito Álvares (Tuca), Peterson Sodile Marcon e Wander Roberto Boneli. A homenagem ocorreu na noite de quinta-feira, 12 de dezembro.

Os vereadores Daniel Bertini (PMN) e Paulinho Gabrielli (Cidadania) foram os autores dos projetos. Maior honraria, o título de Cidadania Honorária é concedido pela Câmara Municipal a pessoas de elevada importância para o Município pelo que se fez sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo da cidade que lhe concedeu a honraria. Equivale a uma adoção oficial.

Marizete Coutinho Fernandes

Marizete Coutinho Fernandes nasceu em Campo Grande (MS). É casada com Sérgio David Fernandes, com quem tem quatro filhos, Lia, Lilian, Sérgio e André. É avó de André, Pedro, Isabela, Gabriel, Sérgio, João e Manuela.

Graduou-se em Odontologia na USP, onde também se especializou em Odontopediatria. É também especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Atuou profissionalmente na área odontológica, sendo quatro anos na Educação Especial, na APAE de São Carlos; um ano no CAIC “Dr. Cid Muniz Barreto”; 20 anos em consultório particular como odontopediatra; atuou no “Projeto Criança”; foi diretora do Centro Odontológico Municipal; além e de ter implantado Projeto de Ortopedia Funcional dos Maxilares na rede pública municipal de Descalvado. Foi presidente da APAE por 4 anos.

Luis Francisco Lefcadito Álvares

Luis Francisco Lefcadito Álvares, Tuca, nasceu em Poços de Caldas (MG). É casado com Santa de Lourdes Álvares, com quem teve Samara, Taciana e Rafael. É avô de três netos e duas netas.

Estudou no Ginásio Estadual José Ferreira da Silva, onde completou o curso ginasial e, após, até o segundo ano do antigo curso científico. Completou o terceiro ano do curso no colégio “Fernão Dias” em São Paulo.

Trabalhou como representante comercial autônomo, vendendo rações, insumos e pintinhos no auge da avicultura descalvadense. Foi um dos fundadores da Cia. do Metropolitano (Metrô), onde foi funcionário exercendo a função de Chefe de Estação.

Em Descalvado, atuou como conselheiro tutelar durante sete. Exerceu as funções de Assessor de Governo, na administração do prefeito Calza até o final de 2008. Foi chefe do Museu Municipal e Diretor de Cultura na administração do prefeito Henrique do Nascimento.

Em 2015, dirigiu e fez o roteiro do documentário “Descalvado Tem”. Faz parte da Diretoria da Darevi, ocupando o cargo de vice-presidente desde 2006. Atualmente, está documentando a restauração da Praça Barão do Rio Branco. É apresentador e comentarista do Programa Semanal “Arapucas da Política” do Coranews.

Peterson Sodile Marcon

Peterson Sodile Marcon nasceu em São João da Boa Vista. É casado com Elisângela Roseli Figueiredo Marcon. Mora em Descalvado desde 2006. É graduado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Movimento, em Treinamento Esportivo de Alto Rendimento, e em Pilates, além de MBA em Gestão Empresarial.

Peterson jogou futsal profissionalmente. Atua na área desde 1997 em diversas cidades do Estado de São Paulo e Santa Catarina. Em Descalvado, atua no Projeto Criança; na Escolinha de Futebol Chute Inicial; na Associação Pró Esporte e Cultura – Bola Bacana; e, na Associação de Badminton de Descalvado (ABDESC), da qual é fundador.

É coordenador Regional de Badminton pela FEBASP-Federação de Badminton do Estado de São Paulo. Como treinador, conquistou diversos títulos importantes para o badminton de Descalvado. Entre outros títulos, é campeão sul-americano de badminton na categoria Juniores. Atualmente, ministra aulas gratuitamente na quadra da EMEF Caic Dr. “Cid Muniz Barreto”.

Wander Roberto Boneli

Wander Roberto Boneli é natural de Porto Ferreira. É casado com Valdineia Gonçalves da Fonseca Boneli e pai de Guilherme Augusto, Gustavo Henrique e Nicolas Eduardo. 

Em 1992, começou a trabalhar na Santa Casa de Descalvado, como auxiliar de enfermagem, onde permaneceu até 1999. Em 1993, começou a trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde. 

Em 2005, graduou-se em Enfermagem. Possui pós-graduação em Docência na Saúde e em Administração Pública e Gerência de Cidades.

Foi coordenador curso de Técnico em Enfermagem e Técnico em Farmácia no Colégio Evolução Descalvado, além de ter atuado como docente nas disciplinas de Saúde Pública, Neuro-Psiquiatria, Farmacologia, Microbiologia e Ética na Saúde.

Entre 2013 e 2016, foi Diretor do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA), em São Carlos. Em 2017, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em Descalvado. Em março de 2019, foi eleito Diretor do Conselho dos Secretários de Saúde do Estado de São Paulo.

Paulinho Gabrielli e Marizete

Tuca e Paulinho Gabrielli

Daniel e Peterson

Wander e Daniel