Vaguinho quer melhorar captação de água

Vereador Vagner Basto

O vereador Vagner Basto (PRB) solicita que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) envide esforços para melhorar a captação e fornecimento de água no Município e que estude a possibilidade da criação de outros reservatórios.

De acordo com o parlamentar, as duas represas existentes em Descalvado, Calmon e Rosário, são responsáveis pelo abastecimento de aproximadamente 65% da população. “O percentual restante é provido a partir da coleta de água com poços artesianos”, afirma.

“Nas épocas de estiagem, em alguns pontos, a população já tem sofrido com o desabastecimento. Os cidadãos devem estar atentos para evitar o desperdício e para o constante uso consciente da água, em qualquer época do ano, e o Poder Público também precisa estar atento para o trabalho de conscientização, mas sobretudo precisa planejar, pensando no futuro”.

Educação Ambiental

Vaguinho reivindica que as Secretarias de Educação e Cultura e a SEMARH promovam estudos para aplicar a Lei nº 9795/99 em toda a rede pública municipal. A lei prevê a implantação de disciplinas que abordem a Educação ambiental.

O vereador sugere cursos de aprimoramento para professores e, se possível, incentivo financeiro para aqueles que se dedicarem a promover a Educação Ambiental nas escolas de Descalvado.

“A Educação Ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *