Ricci sugere projeto de prevenção ao daltonismo

Vereador Sebastião José Ricci

O vereador Sebastião José Ricci (PP) encaminhou ao Executivo anteprojeto de lei dispondo sobre a realização do teste de cores Ishihara, visando o diagnóstico do daltonismo nas crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

De acordo com ele, existem diferentes graus de daltonismo, alguns são específicos quanto à percepção de cores e tons. “É possível que uma grande parte da população tenha daltonismo ‘seletivo’ que pode ser diagnosticado apenas através do teste de Ishihara”, afirma.

O teste, explica o vereador, consiste na exibição de cartões coloridos contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuírem visão normal.

Outro objetivo do teste Ishihara é informar por meio de exames complementares realizados quando da avaliação clínica, da normalidade ou anormalidade do grau e especificidade do daltonismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *