Ricci propõe criação de ‘banco de ração’

Vereador Sebastião Ricci

O vereador Sebastião José Ricci (PP) encaminhou ao Executivo anteprojeto de lei que institui em Descalvado o programa Banco de Ração. O objetivo é captar doações de rações e distribuir às pessoas ou famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional que possuem animais.

Caberá ao Município de Descalvado, através de seus órgãos competentes, organizar e estruturar o “Programa Banco de Ração”, fornecendo o apoio administrativo, técnico e operacional, determinando os critérios de coleta, de distribuição e da fiscalização a ser exercida, bem como o credenciamento e o acompanhamento das entidades e/ou famílias beneficiárias devidamente cadastradas.

O texto determina, entre outros aspectos, que, além dos produtos e gêneros alimentícios, o programa Banco de Ração poderá aceitar cessão gratuita ou doação de móveis, remédios, coleiras, guias, casinhas, bolsa de transporte, brinquedos e utensílios diversos.

Validade

Ricci afirma que “animais acometidos de doenças têm como causa principal a fome e não conseguem resistir por muito tempo. Nem sempre o recolhimento de dinheiro nas associações de proteção animal é suficiente para a aquisição da ração, o que justifica a implantação do programa Banco de Ração em Descalvado”.

O vereador frisa que as rações prestes a perder seu prazo de validade nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais ou nos depósitos dos fabricantes não poderão ser comercializadas, mas poderão ser consumidas pelos animais que estão sob a tutela de associações e protetores independentes.

Para ele, “diante da fome dos animais e da precária situação financeira de associações ou de protetores independentes, não é justo que o alimento tenha como destino a lixeira, quando é certo que ainda poderá ser consumido”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *