Paulinho sugere mutirão para limpeza da cidade e descarte adequado do lixo

Vereador Paulinho Gabrielli

O vereador Paulinho Gabrielli (PPS), vice-presidente da Câmara Municipal, sugere à Prefeitura a realização de um mutirão para limpeza da cidade, por bairros ou regiões, e uma campanha de conscientização para o descarte correto do lixo e materiais inservíveis.

“Mesmo com a Prefeitura fazendo a coleta regular, alguns munícipes acabam não colaborando, e depositando lixo e materiais inservíveis em terrenos e ruas de nossa cidade”, afirma.

“O descarte incorreto desses objetos provoca mau cheiro e deixa os locais com aspecto de abandono, além de auxiliar na proliferação de animais peçonhentos, que podem provocar doenças, invadir residências e causar uma série de outros problemas”.

Outro aspecto destacado pelo parlamentar é que o lixo e materiais inservíveis nas ruas e em terrenos contribuem para o acúmulo de água e a consequente proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças.

Caçambas e Lixeiras

Preocupado com estas questões, Paulinho já havia encaminhado indicações ao Executivo solicitando a colocação de caçambas nos bairros para que a população possa depositar entulhos.

“A população não dispõe de local especifico para depositar entulhos como areia, terra, pedregulhos, madeira e outros. Existem pontos onde as pessoas depositam entulhos que, mesmo após o recolhimento, voltam a aparecer”, observa.

Paulinho já havia indicado a colocação de lixeiras ao longo das vias e praças públicas da cidade forma de incentivar a cidadania, além de manter a cidade limpa. “Há lixeiras em algumas praças da região central, porém se encontram deterioradas não servindo mais para colocação de lixo, além de estrem causando aspecto de abandono nas praças”.

Coleta de Vidro

O parlamentar também já sugeriu a instalação de caçambas coletoras de vidros em pontos estratégicos do Município para a coleta adequada destes materiais. Ele cita uma empresa que faz esse serviço em Porto Ferreira. A arrecadação é revertida para entidades filantrópicas.

“As embalagens de vidro podem ser totalmente recicladas; a reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emite menos poluentes”, explica.

“Cabe a todos nós colaborar fazendo a nossa parte, mas o Poder Executivo também tem responsabilidade e deve atuar para minimizar essa situação, promovendo o mutirão de limpeza e uma campanha de conscientização para o descarte adequado”, salienta.

Para a campanha de conscientização, Paulinho sugere anexar folhetos informativos nas contas de água e esgoto, além do uso de mídias impressas e digitais. “O importante é todos nos mobilizarmos para enfrentarmos essa situação”, conclui.

Transporte

Paulinho quer saber da Empresa Realidade Transporte e Turismo se esta possui veículo adaptado para o transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em caso positivo, questiona quais tipos de deficiência (física, auditiva, visual e mental) previstas na Lei nº 10.690, de 16 de junho de 2003, que a empresa se enquadra na prestação de serviço.

O vice-presidente da Câmara quer saber se os veículos adaptados apresentam acessibilidade compatível com a exigida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); se não possuem nenhum obstáculo/impedimento técnico na entrada e saída do veículo; e, qual item os torna acessível.

Paulinho também pergunta se os veículos com acessibilidade estão identificados com o Símbolo Internacional de Acesso (SAI), para identificação do usuário; se os pontos de parada estão em conformidade com os padrões e critérios de acessibilidade previstos pela ABNT; se os horários e itinerários disponíveis; e, se essas formas de acesso comtemplam todos os tipos de deficiência.

Por fim, Paulinho questiona se os profissionais que prestam atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida estão qualificados para o serviço e quais as medidas adotadas pela empresa para a qualificação deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *