Paulinho pede combate a baratas e escorpiões

Vereador Paulinho Gabrielli

O vereador Paulinho Gabrielli PPS) solicita à Secretaria Municipal de Saúde que realize nebulização e dedetização contra baratas e escorpiões. Pede também que seja dada ampla publicidade do local onde é possível encontrar o soro antiescorpiônico, pois em caso de picada, o atendimento precisa ser prestado em até 2 horas.

Paulinho conta ter recebido informações sobre o aparecimento de escorpiões em residências de Descalvado. “As baratas são a maior fonte de alimento dos escorpiões. Existem inúmeros casos de aparição em Descalvado, por isso a necessidade de ações de combate a esses animais, sobretudo às baratas”, diz.

O parlamentar observa que “quem leva uma picada de escorpião precisa de atendimento urgente, em até duas horas, necessitando tomar o soro antiescorpiônico, específico para picada do anima e não sendo o mesmo indicado para acidentes com cobras ou aranhas”.

Paulinho alerta que “o escorpião mais encontrado em nossa cidade é o amarelo, considerado como o mais venenoso de toda a América do Sul, pois seu veneno é neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso periférico”.

“A Secretaria de Saúde, por meio da equipe de Controle de Vetores, informou que o cronograma de dedetização de baratas se estendeu até o final de outubro, mas diante do aparecimento de escorpiões em diversas residências, é necessário que sejam realizadas essas ações de nebulização e dedetização”, completa.

ENEM

O vereador solicita à Secretaria Municipal de Educação que disponibilize gratuitamente ônibus aos alunos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2018 e que sejam fornecidos lanches e sucos durante a viagem.

O ENEM, explica Paulinho, “é uma avaliação com a proposta de unificar o vestibular das universidades federais brasileiras; o exame é aplicado em algumas cidades da região, fazendo com que os alunos tenham que se deslocar até elas para realizá-lo, arcando com os custos dessa viagem”.

Para ele, a realização do exame “é fundamental para a vida acadêmica dos alunos”, pois a nota é válida como pontuação para a seleção do Programa Universidade para Todos (Pró-Uni), do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e também serve como certificação de conclusão do Ensino Médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *