Paiva reitera pedido de contratação de acupunturista na rede municipal de Saúde

Vereador Carlos César Paiva

O vereador Carlos Cesar Paiva (PR) reitera à Secretaria de Saúde que promova estudos sobre a viabilidade de contratar um acupunturista para atuar na rede municipal de Saúde. O mesmo pedido havia sido feito na sessão ordinária de 26 de março de 2018.

Segundo ele, as terapias alternativas, como a acupuntura, envolvem não apenas a ausência de doenças, mas a promoção do bem-estar físico, mental e social do cidadão. “O objetivo é garantir atendimento humanizado à comunidade, afinal esse tipo de medicina visa tratar o físico, o mental e o emocional”, salienta.

“Esse tipo de terapia cuida não apenas quando há uma doença, mas também na prevenção da mesma, tendo em vista a grande quantidade de psicotrópicos que só tende a aumentar”.

Paiva destaca que, além do tratamento de dores, a acupuntura também é uma terapia que ajuda no tratamento da hipertensão; diabetes; sinusite e rinite; enxaqueca; e, problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos e psicológicos, entre outras doenças crônico-degenerativas.

“Cada vez mais, o uso da acupuntura é recomendado em casos de emergência, principalmente em casos de dores músculo-tendíneas, como as que ocorrem em esportistas, graças a seu efeito analgésico, relaxante muscular e anti-inflamatório”, frisa.

O que é

A acupuntura é um dos tratamentos alternativos liberados pelo Ministério da Saúde, em janeiro deste ano, a serem aplicados na rede SUS. Trata-se de um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois mil anos, a acupuntura consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele, os chamados pontos de acupuntura.

Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *