Ninja encaminha anteprojeto de lei para ensino de primeiros socorros em escolas

Vereador Reinaldo Ninja

O vereador Reinaldo Ninja (PSDB) encaminhou ao Executivo anteprojeto de lei que cria em Descalvado o Programa de Cursos de Primeiros Socorros em todas as escolas públicas e particulares de ensino básico do Município, denominado “Lei Lucas Begalli Zamora”.

O objetivo é fazer com que as escolas efetivem cursos que ensinem a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências médicas que exijam intervenções rápidas e permita identificar os procedimentos mais adequados para cada caso.

Pelo texto, os alunos de todos os anos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental receberão lições de primeiros socorros por meio de atividades educativas e palestras durante o período letivo que versarão sobre a identificação de situações de emergências médicas, e os números de telefones dos serviços públicos de atendimento de emergências, entre outras.

Origem

Ninja conta que a lei assim se denomina pelo fato de o garoto Lucas Begalli Zamora ter morrido após se engasgar com um pedaço de salsicha em um passeio promovido pela escola onde estudava.

“O garoto engasgou e não teve os primeiros socorros. Quando o socorro médico chegou, ele já estava com morte cerebral e faleceu dois dias depois. Lamentavelmente, há vários relatos de acidentes envolvendo crianças dentro das escolas, por isso a importância desse projeto”, diz.

“Muitas as vítimas de acidentes, problemas cardiorrespiratórios, queimaduras, intoxicações, asfixias, choques elétricos ou mesmo ataque de animais peçonhentos e venenosos podem morrer por falta de um atendimento de primeiros socorros. É isso que queremos evitar”, conclui.

Limpeza

Ninja solicita limpeza do mato do campo de futebol localizado na Rua Brasil, no Portal dos Coqueiros. “O local é muito utilizado pelos jovens e crianças do bairro, mas está tomado pelo mato, o que impede a utilização do campo”.

O vereador lembra que a Rua Brasil está sem placa de identificação e também pede a colocação de uma placa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *